Skip to content

9 Dicas para comprar na Internet sem correr riscos

Saiba como checar as principais informações sobre lojas virtuais para não cair em golpes

Comprar pela internet requer a atenção dos consumidores para não cair em golpes de sites falsos.

O consumo de produtos em lojas online tem se tornado um hábito cada vez mais comum, seja pela praticidade de comprar sem sair de casa ou mesmo pelas promoções com preços mais baixos oferecidas pelos vendedores.

No entanto, é importante estar atento a algumas informações contidas nos sites, são elas:

1.Consulte o CNPJ na Receita Federal:

Com o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da loja online em mãos, o usuário consegue acessar algumas informações sobre a empresa pelo site da Receita Federal.

2.Verifique a lista do Procon:

O Procon é o órgão de defesa do consumidor responsável por garantir que as compras de produtos sejam feitas com segurança, livres de abusos e fraudes, além de repassar informações e orientações a empresários e consumidores.

3.Busque a reputação no “Reclame Aqui”:

No site é possível encontrar reclamações contra empresas feitas por consumidores que tiveram experiências ruins durante as compras.

4.Confira o link e o domínio:

É importante ter atenção ao link do site e também ao domínio utilizado, principalmente em caso de receber a URL via e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Alguns golpes tentam utilizar links com nome de sites conhecidos pelos consumidores, mas com pequenas modificações para redirecionar para páginas que não são autênticas.

5. Utilize o site “Posso Confiar”:

O site é uma plataforma digital que permite aos usuários conferir a autenticidade de um site e também ter a certeza de que ele é confiável.

6. Confira as formas de pagamento oferecidas:

O comércio online costuma oferecer para os clientes diversas opções de formas de pagamentos, as possibilidades mais comuns oferecidas por lojas autênticas são: cartão de crédito ou débito, boleto e Pix, que é o meio eletrônico de pagamento instantâneo mais recente do mercado.

7.Veja os comentários de quem já comprou:

Ter como base para as compras a experiência de outros clientes pode ser um caminho seguro para adquirir produtos em lojas online que não são tão conhecidas.

8.Desconfie de preços muito abaixo do normal:

apesar de muitas lojas na internet oferecerem promoções de produtos com preços variados, é importante desconfiar dos valores que estão muito abaixo do normal

9. Observe as informações presentes na página:

As lojas online reúnem informações importantes em seus sites que garantem sua autenticidade para uma compra segura. Geralmente, no fim na página, há selos que garantem a segurança na transação.

Os consumidores devem procurar outras informações importantes como o endereço físico da loja, telefone para contato e também é interessante ler as políticas e regras do site.

Posts Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?