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Estratégia de marketing: o que é e como fazer?

O que são estratégias de marketing? De forma sucinta, são todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes certos cheguem até ela.

Mas é claro que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece: é necessário um acompanhamento constante para garantir que todos os resultados almejados sejam alcançados, seja por meio da implantação de novas iniciativas ou de ajustes já existentes.

Qual a importância do marketing para um negócio?
As estratégias de marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio — principalmente a longo prazo.

As estratégias de marketing são a melhor forma de chamar a atenção dos clientes para seus produtos ou serviços, seja por meio de iniciativas online ou offline. Consequentemente, sua marca estará exposta a mais pessoas, aumentando o número de vendas elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, a partir de ações de baixo custo e alto impacto que sejam criativas e voltadas para o consumidor ideal;

Não há escapatória: a grande maioria das empresas adota ações de marketing para se destacar no mercado. Assim, fazer o mesmo e buscar outras formas de se diferenciar entre os concorrentes representa uma grande diferencial competitivo;

Quais são as principais estratégias de marketing?
Já entendemos que boas ações de marketing são fundamentais para o crescimento de uma empresa, mas qual é estratégia ideal para o seu caso? Conhecer quais são elas é o primeiro passo para adquirir esse conhecimento. Por isso, separamos a seguir algumas das mais utilizadas no mercado, que vão ajudar você a atrair, conquistar e converter os clientes.

Natural Marketing
Com essa estratégia, o objetivo é estabelecer um relacionamento de lealdade entre a empresa e os consumidores e, assim, fazer com que ela seja desejada no mercado.

Dessa forma, significa produzir um conteúdo que seja o mais autêntico possível, criando uma verdadeira conexão com os consumidores e transformando suas vidas. Para isso, é necessário utilizar o que a marca carrega — como sua missão e valores —, mostrar como isso pode transformar a vida das pessoas e se conectar de forma profunda com o público.

Inbound Marketing
Ao produzir conteúdos de qualidade e especializados para os clientes, você conseguirá chamar a sua atenção e passar uma imagem de confiança e credibilidade — e essa é, justamente, a ideia por trás do Inbound Marketing.

Para colocar essa estratégia em prática, deve-se pensar em todas as etapas do funil de vendas, que englobam:

  • A pessoa tem o primeiro contato com sua empresa;
  • O cliente percebe estar interessado em soluções para seu problema;
  • Apresentação: o que o consumidor deseja é ofertado a ele;
  • Amadurecimento: o cliente avalia a proposta de sua empresa;
  • Negociação: o consumidor faz uma contraproposta para abaixar os valores oferecidos;
  • Fechamento do negócio: o produto ou serviço é adquirido e o problema do cliente é solucionado.

Dessa forma, podemos dizer que o conteúdo do Inbound Marketing funciona como um ímã e é capaz de atrair potenciais clientes, priorizando a construção de uma relação com o consumidor e a sua fidelização.

É necessário compreender totalmente o perfil e o comportamento do cliente e definir estratégias adequadas para se manter sempre próximo ao público, até mesmo após o negócio ser fechado.

Marketing Digital
Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de ações com foco na internet, ou seja, é um conceito bastante amplo e que envolve diferentes aspectos. É importante destacar que ele é diferente do marketing tradicional, uma vez que precisa ser interativo, demanda custos menores e é mais fácil de ser mensurado.

Por meio do Marketing Digital, você se vale de outras ferramentas muito importantes, como as redes sociais, plataformas de automação de marketing para disparar e-mails, entre outras soluções digitais. Tudo isso para superar o grande desafio do marketing na internet:entregar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa.

Por isso é tão importante investir nas ferramentas certas e em profissionais adequados para otimizar o site da empresa, criar conteúdos relevantes e aumentar a visibilidade das páginas nas redes sociais, contribuindo assim para elevar o número de vendas do negócios.

Marketing de Relacionamento
Considerada uma das estratégias de marketing mais simples, seja na hora de entender o seu conceito ou ao executá-la, o Marketing de Relacionamento tem suas ações sempre voltadas para a fidelização do cliente. Dessa forma, a missão é manter os consumidores satisfeitos, torná-los fiéis e garantir que a empresa atenda a todas as suas necessidades.

Se as pessoas estiverem satisfeitas, elas não terão motivos para abandonar você e, consequentemente, poderão recomendar seus produtos e serviços para outros clientes.

Marketing de Conteúdo
É uma estratégia simples, eficiente, ágil e amplamente utilizada, que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo do negócio.

O objetivo é construir um relacionamento de confiança entre a empresa e os clientes, aumentando a credibilidade da marca no mercado e tornando-a uma referência em seu setor.

O conteúdo pode trazer tanto informações sobre os produtos e serviços do negócio quanto do mercado e de seu segmento de atuação — o importante é levar dados relevantes, capazes de educar o consumidor. Isso é essencial para atrair um público mais qualificado para a empresa e aumentar as chances de conversão.

As ações de marketing de conteúdo podem ser colocadas em prática em diferentes formatos, como por meio da criação de um blog, nas redes sociais ou com um e-book ou umm vídeo no YouTube, por exemplo.

Quando mais bem informados os clientes estiverem, menor será o tempo gasto por eles para tomar uma decisão e fazer uma compra. Afinal, o Marketing de Conteúdo faz com que o consumidor percorra o funil de vendas em menos tempo, tornando o ciclo de vendas menor e aumentando o número de conversões.

Lembre-se: para saber qual é a melhor estratégia de marketing a ser utilizada em seu negócio, é importante conhecer o cenário que você atua e aplicá-la de acordo com as suas necessidades, atendendo ainda os desejos de seu público.

Confira algumas dicas práticas para aplicaria e conciliar o marketing online e o offline no dia a dia de seu negócio:

  • Seja qual for a plataforma de divulgação, utilize a mesma linguagem — ela deve ser familiar ao perfil do consumidor e oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades;
  • Lance campanhas online e offline simultaneamente, utilizando a mesma mensagem e o mesmo visual. Assim, não haverá discrepância entre as ações e todas terão a mesma identidade, facilitando o reconhecimento do público;
  • Anuncie ofertas em meios digitais, estimulando as pessoas a comparecerem à loja física para aproveitar as promoções e conhecer os produtos.

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