Skip to content

O que é Melhor: Ser Líder ou ser Chefe?

Eles possuem conceitos distintos, mesmo que muitas pessoas tratem esses dois perfis de comando como sinônimos. Existem profissionais que mesmo não estando em cargos de chefia são grandes líderes, assim como existem chefes que não são bons gestores de sua equipe.

No entanto, mais do que saber distingui-los, o fundamental é estar ciente da importância que essas duas figuras possuem no contexto organizacional.

O chefe costuma ser mais prático e exato, baseando sua gestão em conhecimentos técnicos. É centralizador de informações e decisões e, por causa disso, tem dificuldade em delegar responsabilidades e autoridade. Não é um bom comunicador e essa limitação, muitas vezes, impacta diretamente no desempenho da equipe.

O líder também mantém o foco nos resultados, mas busca conquistá-los através das pessoas. Compartilha conhecimento e informações, é um excelente comunicador e prefere estar próximo à equipe. Também divide as decisões com o grupo, de modo a reforçar o comprometimento e o senso de pertencimento.

O líder tem grande poder de negociação e persuasão, sendo capaz de influenciar seus liderados.

Talvez, olhando as características mencionadas acima, você deva ter a concepção de que o líder é melhor do que o chefe. Mas, não é bem assim. Não existe só uma fórmula para o sucesso. O grande segredo, na verdade, é ter uma sensibilidade apurada, é saber dosar tais figuras, o próprio gestor pode assumir os dois perfis de comando, conforme a necessidade da sua equipe. Embora não haja uma única maneira para gerir pessoas, estudos mostram que a liderança baseada no exemplo, na empatia e na influência tem a preferência dos subordinados.

Então, se você deseja ser um líder positivo e fazer a diferença no seu ambiente de trabalho, estude, procure se capacitar, seja mais comunicativo, seja exemplo e procure despertar o melhor das pessoas da sua equipe!

Posts Relacionados

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *